Meditação

Estudos Mostram que Meditação Pode Mudar a Estrutura Cerebral em Apenas 8 Semanas

Comida Viva/Raw Food

A Comida Viva Pode nos Conduzir a Grandes Sucessos Pessoais

Alimentação

"O homem não morre; mata-se" e uma das causas dessa morte prematura é, indiscutivelmente, o modo irracional como o Ser Humano se alimenta

Amor e Sexo

Pesquisas recentes demonstram que o prazer na cama não somente previne o infarto, combate a depressão, evita a celulite, mas também melhora a memória e ajuda a rejuvenecer.

Rir é o Melhor Remédio

Segundo o clínico geral e homeopata Eduardo Lambert, autor de "A Terapia do Riso - A Cura Pela Alegria", "esboçar um sorriso ou dar uma gargalhada estimula o cérebro a produzir endorfinas, substâncias químicas com poder analgésico que proporcionam uma grande sensação de bem estar".

Thursday, April 29, 2010

A Obesidade em Crianças e Adolescentes

A obesidade é uma das condições médicas mais fáceis de reconhecer, mas cujo tratamento é muito difícil. As crianças com sobrepeso tendem a se converter em adultos com sobrepeso, a menos que adotem e mantenham pautas mais saudáveis de nutrição e incorporem o hábito de fazer exercícios.

O que é a obesidade?

Alguns poucos quilos extras não implicam obesidade. No entanto, pode indicar uma tendência a ganhar peso com facilidade e a necessidade de mudanças na dieta e/ou exercício. Geralmente uma criança não é considerada obesa até o momento em que pesa, pelo menos, 10% a mais do que o peso recomendado para sua estatura e tipo físico. A obesidade comumente começa na infância entre as idades de 5 a 6 anos e durante a adolescência. Os estudos demonstram que uma criança que é obesa entre as idades de 10 a 13 anos tem 80% de chances de se converter em um adulto obeso.

O que causa a obesidade?

As causas da obesidade são complexas e incluem fatores genéticos, biológicos, do comportamento e culturais. Bsicamente a obesidade ocorre quando uma pessoa come mais calorias do que as que o corpo queima. Se um pai é obeso, há pelo menos 50% de probabilidade de que as crianças sejam também obesas. No entanto, quando ambos pais são obesos, os filhos têm 80% de probabilidade de ser obesos. Embora algumas desordens médicas possam causar a obesidade, menos de 1% de todos os casos de obesidade são causados por problemas físicos.

A obesidade nas crianças e adolescentes pode estar relacionada com:

* Hábitos alimentares inadequados;
* Comer muito ou perder a capacidade de deixar de comer;
* Falta de exercícios (exemplo: as crianças que passam todo o tempo deitadas no sofá);
* Antecedentes de obesidade na família;
* Enfermidades (endocrinológicas, neurológicas);
* Medicamentos (corticóides e alguns medicamentos psiquiátricos);
* Mudanças na vida que causem muito estresse (divórcio, mudanças, mortes, abusos);
* Problemas familiares ou com os pais;
* Baixa autoestima;
* Depressão ou outros problemas emocionais.

Quais são os riscos e complicações da obesidade?

Há muitos riscos e complicações devido à obesidade. As consequências físicas incluem:

* Aumento no risco de enfermidades do coração;
* Pressão Alta;
* Problemas respiratórios;
* Dificuldades para dormir:
* Diabetes

A obesidade nas crianças e adolescentes está também associada com o aumento do risco de problemas emocionais. Os adolescentes com problemas de peso tendem a apresentar uma baixa autoestima e tendem a ser menos populares com seus companheiros. A depressão, a ansiedade e o transtgorno obsessivo compulsivo também podem acontecer.

Como pode-se cuidar da obesidade?

As crianças necessitam uma avaliação médica por um pediatra ou médico da família para considerar a possibilidade de uma causa física. Na ausência de um problema físico, a única maneira de perder peso é reduzindo o número de calorias que se consome e aumentando o nível de atividades físicas da criança e adolescente.

A perda de peso duradoura só pode ocorrer quando há motivação própria. Já que a obesidade normalmente afeta a mais de um membro da família, estabelecer hábitos saudáveis de alimentação e fazer exercícios regulamente como uma atividade familiar pode melhorar as oportunidades de conseguir um controle de peso exitoso para a criança e o adolescente.

As formas de lidar da obesidade em crianças e adolescentes incluem:

* Começar um programa de controle de peso;
* Mudar os hábitos alimentares (comer devagar, desenvolver uma rotina);
* Planificar as comidas e fazer uma melhor seleção dos alimentos (comer menos alimentos gordurosos e evitar os alimentos de pouco valor nutritivo a exemplo de fast foods);
* Controlar as porções e consumir menos calorias;
* Aumentar a atividade física (especialmente o caminhar) e ter um padrão de vida mais ativo;
* Ficar atualizado sobre o que a criança come na escola;
* Comer em família em lugar de estar vendo televisão ou estar no computador;
* Não utilizar os alimentos como prêmio;
* Limitar os lanches entre as refeições.

A obesidade com frequência se transforma em uma questão para toda a vida. A razão pela qual a maioria dos adolescentes recuperam os quilos que perderam é que ao alcançar sua meta, eles regressam a seus hábitos antigos de comer e exercitár-se.

Um adolescente obeso portanto, tem que aprender a comer e a disfrutar dos alimentos saudáveis em quantidade moderada e exercitar-se regulamente para manter o peso desejado.

Os pais de uma criança obesa podem melhora a autoestima de seu filho enfatizando seus pontos fortes e qualidades positivas em vez de se enfocar no problema do peso.

Quando uma criança ou adolescente com obesidade também tem problemas emocionais, o especialista pode trabalhar com o médico da criança para desenvovler um plano de tratamento integral. Tal plano deve incluir uma meta de perda de peso, cuidado com a atividade física e dieta, modificação de comportamento.

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

Tuesday, April 27, 2010

Mulheres têm mais facilidade de engordar que os Homens

Chega de historinha. A briga entre os sexos é muito mais grave do que se imagina. É verdade sim que a mulher tem mais facilidade de engordar do que o homem. E por mais triste que isso possa ser, melhor do que chorar, se lamentar e fazer birra, é aprender a escolher alimentos que beneficiem o organismo feminino.

"O fato é que as mulheres têm, em média, entre de 6 a 11% mais de gordura corporal do que os homens, sendo que essa gordura se acumula principalmente na região das coxas e quadril. Pesquisas recentes mostram que essa diferença é explicada pela ação do hormônio estrogênio, que diminui a habilidade do organismo feminino de queimar energia após comer", explica a nutricionista, Andrea Dario Frias.

Outra diferença entre os dois sexos está relacionada ao risco de desenvolvimento da osteoporose, mal que atinge mais mulheres do que homens. Enquanto 1 em cada 3 mulheres acima de 50 anos desenvolve a doença, entre eles a relação é de 1 para 5. A explicação para isso é que, além de apresentarem ossos mais leves e finos, as mulheres sofrem com uma perda maior de massa óssea na menopausa, devido a queda do estrogênio, hormônio que facilita a absorção de cálcio e limita sua retirada do osso.

E se você pensou que isso já seria o suficiente para te irritar, prepare-se. A perda de colágeno também não favorece as mulheres em nada. Segundo a Dra. Andrea, as mulheres apresentam uma quantidade menor desta proteína no corpo do que os homens e isso é acentuado pela deficiência de estrogênio que ocorre entre os 45 e 50 anos. Isto faz com que haja uma diminuição da quantidade de fibroblastos, células responsáveis pela produção de colágeno, que junto com outra proteína chamada elastina, compõe a sustentação da pele. Ou seja, elas envelhecem mais cedo.

Por todos esses motivos, a alimentação adequada ajuda a manter um equilíbrio corporal e a qualidade de vida da mulher. Confira 5 dicas preciosas preparadas pela nutricionista:

1. Mantenha um Peso Adequado: A partir dos 40 anos, o metabolismo da mulher fica mais lento e as necessidades calóricas diminuem em média 2% ao ano. Para mulheres com idade entre 23 e 50 anos, recomenda-se uma ingestão média de 2.000 / 2.200 calorias. Já aquelas que passaram dos 51 anos, a ingestão média diária diminui para 1.600-1.800 calorias. Nessa idade, um excesso de 200 calorias/dia pode resultar num aumento de 10kg de peso/ano. Por isso, faça uma alimentação equilibrada, fracionada (não fique em jejum) e pratique uma atividade física regular.

2. Elimine Celulite: Diminua o consumo de sal que causa retenção de líquidos e edemas, e de alimentos gordurosos e frituras. Reduza o consumo de bebidas alcoólicas, cafeinadas e refrigerantes que diminuem o calibre das artérias, dificultando a circulação; aumente o consumo de fibras e água/chás.

3. Coma Soja: A soja é um alimento de excelente valor nutricional. Dentre os alimentos de origem vegetal, é o que possui melhor teor protéico e a qualidade de sua proteína é comparada a proteína da carne. Estudos mostram que com o consumo de soja, é possível reduzir o risco ou prevenir doenças como as cardiovasculares, osteoporose, certos tipos de câncer como de mama, além de amenizar os sintomas da menopausa, principalmente as ondas de calor.

4. Reponha o Colágeno: Atualmente existem no mercado vários alimentos enriquecidos com esta proteína, responsável pela sustentação das células. Sua deficiência é notada quando entramos na fase da maturidade (aos 50 anos, o corpo só produz em média 35% do colágeno necessário), com a diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de rugas e o aumento da fragilidade articular e óssea.

5. Beba Chás derivados da Camellia sinensis: O chá verde, branco, amarelo e vermelho são ricos em polifenóis, substâncias com forte ação antioxidante. Estudos mostram que essas substâncias são capazes de reduzir o risco de doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer, como o de mama, por exemplo. Além disso, as pesquisas estão mostrando que o consumo regular desses chás aumenta o gasto energético e a oxidação de gordura, ajudando no processo de emagrecimento.

Texto extraido daqui

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

Sunday, April 25, 2010

Arrume sua casa e Melhore sua Vida Sexual

Muita coisa entulhada nos armários, embaixo das camas, uma casa cheia de móveis sem utilidade, ou ainda, enfeites quebrados em cantos, coisas que nunca mais irá usar... Qual é a relação que toda esta bagunça tem com o seu relacionamento? É simples, a casa reflete o estado da vida emocional e sexual de um casal.

Quando um casal está junto há muitos anos, é comum, porém nocivo, que ele acabe guardando certas emoções para evitar o conflito, ou acumulando sentimentos e sensações para evitar a tão temida D.R. (discutir a relação).

O que muitos não sabem é que isso pode fazer com que, além do lado sentimental, eles deixem o ambiente em que vivem também desordenado. Aí, começa uma bola de neve. A bagunça da casa influência a vida sexual e os desejos reprimidos colaboram para a bagunça da casa.

“Assim como na faxina da casa, é importante fazer uma limpeza na relação. Se você nunca fez, então a hora é agora. Proponha-se a mudar o que não está bom, busque seu conforto e sua satisfação”, destaca Cláudya Toledo, a maior cupido do Brasil e Terapeuta do Amor.

Para você acertar no clima de romance, a especialista dá as dicas: “Você pode dar o primeiro passo arrumando a casa e deixando-a mais aconchegante. Em seguida, é hora de se ''endeusar''. Arrume o cabelo, passe uma maquiagem que te deixe ainda mais bonita e coloque uma roupa atraente. A autoestima deve ser cultivada diariamente. Dê muita importância para cada coisa que faz”.

Cláudya garante que com a arrumação da casa e a sua preparação pessoal, você se sentirá mais confiante, vibrante e receptiva. “O homem se sente atraído pela mulher, primeiramente, pelo que ele VÊ dessa mulher. Como está seu visual? Se você estiver com sua imagem em dia, bem feminina e atraente, com certeza, agradará a você e ao seu parceiro”, conclui ela.

* Texto retirado daqui

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

Friday, April 23, 2010

Mioma Uterino... saiba o que é!

Todas nós, mulheres, sabemos que a visita regular ao médico ginecologista pode nos livrar de muitos problemas sérios e que, muitas vezes são tratáveis quando descobertos a tempo.

O bom ginecologista nos informará a respeito de qualquer alteração em nosso corpo, as providências a serem tomadas e dependendo a gravidade e-ou intensidade do distúrbio, a exemplo do mioma uterino que pode causar infertilidade, sendo diagnosticado rapidamente, pode ser revertido com um medicamento simples.

Mas, você sabe o que é o Mioma Uterino?

O Mioma Uterino é um tumor não cancerígeno que surge no útero e pode ser dividido em três grupos: os subserosos, que ficam do lado de fora do útero; os intramurais, localizados na musculatura do útero e os submucosos, estes últimos localizados dentro da cavidade uterina.

Sabe-se que o tamanho pode ser variável, a depender da gravidade do problema e, apesar de muito pequena, há uma chance de que este mioma se transforme em câncer (entre 0,3 a 0,5% de possibilidades).

O Mioma Uterino tem como causa principal, a genética e os principais sintomas são: cólicas fortes, mentruação prolongada e irregular.

Devido à subjetividade dos sintomas (que na realidade podem indicar qualquer outro tipo de problema uterino), a visita regular ao ginecologista é indispensável para, através de uma ultrassonografia e ressonância magnética, ter um diagnóstico rápido e poder ser tratado com medicamentos simples (quando o mioma é pequeno) ou com cirurgias (quando o caso já é mais grave). Para este estágio existe, sim, a possibilidade da retirada total do útero, no entanto, isso só irá acontecer se a mulher já for mãe de família ou quando o mioma já tenha atingido um tamanho tal que a retirada do mesmo, implique na retirada ou comprometimento total do útero.

Lembre-se: nunca é tarde para começar a se cuidar... com a saúde, ninguém brinca!!!

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

Wednesday, April 21, 2010

Como vencer o medo

Passo 1.
Aceite que o medo é uma resposta normal a seu desenvolvimento pessoal, em outras palavras, cada vez que queira crescer, que queira tomar uma decisão importante, que queria sair de sua comodidade, sentirá medo já que este quer protegê-lo do desconhecido.

Passo 2.
Manter um Diário de Êxitos com uma sessão dedicada a seus medos.

Neste diário, faça uma lista de todos seus medos. Quando pense em suas metas, que medos chegarão a sua mente? Faça uma lista deles (medo à rejeição, ao fracasso, a arriscar-se, etc) e escolha um deles para enfocar-se a cada semana.

Responda estas perguntas sobre o medo que você escolheu:

a) Quanto lhe custou este medo? Que coisas você deixou de ter hoje, em sua vida, por culpa deste medo?
b) Como seria a sua vida se este medo não existisse?
c) Que seria o pior que poderia passar se você agisse, apesar deste medo? Poderia viver com as consequências?
d) Que seria o melhor que poderia lhe passar se agisse apesar deste medo?

As respostas a estas perguntas lhe darão uma clara indicação de se você deve controlar sua reação ao medo ou permitir que ele lhe roube seus sonhos.

Passo 3.
Sinta o medo e faça o que quiser. Por que razão? A resposta eu lhe dou com as palavras de Aleanor Roosevelt quando disse:

"Você ganha fortaleza, coragem e confiança em si mesmo cada vez que se detém e olha o medo na cara. Você deve fazer aquilo que pensa não poder fazer".

Todas as pessoas que você conhece e que hoje são exitosas, quando quiseram crescer, sentiram medo e mas agiram.

Eles vivem seus sonhos embora tenham tantos medos como aqueles que vivem miseravelmente, a única diferença é que eles se transformaram em mestres de seus medos em vez de permitir que seus medos sejam seu mestre.

Quando você agir, apesar dos seus medos, você se movimentará de um lugar de dor, paralisia e depressão (outros sentimentos que normalmente acompanham o medo) a um lugar de poder, confiança em si mesmo e felicidade.

Quando você enfrenta o medo, você se muda a uma posição de poder onde o medo se transforma em algo irrelevante... você o sente mas age como quer.

Você tem poder sobre si mesmo, poder de viver seus sonhos, poder de criar satisfação na vida, poder de enfrentar obstáculos e o poder de tomar decisões.

Passo 4.
Comemore seus triunfos. Cada vez que você age, apesar do seus medos, é um triundo, pois está rompendo as correntes e tomando controle de sua vida. Anote em seu diário os êxitos e compre um presente, vá ao cinema ou faça qualquer coisa que lhe faça sentir bem porque você o merece.

Quando você sinta que está agindo, apesar dos medos, então, siga estes quatro passos com o próximo medo na lista que você escreveu em seu Diário de Êxitos.

Quando você seguir estes quatro passos, evitará uma das maiores grandes dores da vida: chegar ao final de seus dias e olhar para atrás e notar que aceitou muito menos do que a vida lhe oferecia sendo apenas testemunha do êxito dos demais.

Quando você seguir estes quatro passos, não permitirá que o medo intervenha na realização de seus propósitos. Você tem grandes talentos e habilidades únicas para compartilhar com o mundo. Ninguém pode lhe oferecer o que você mesmo pode fazer pos si mesmo.

Quando você seguir estes quatro passos, estará pleno em poder, romperá o feitiço do medo e viverá seus sonhos.

Quando você seguir estes quatro passos se sentirá no controle e conseguirá suas metas com muito mais facilidade. Se sentirá como uma nova pessoa e alcançará êxitos que somente existiam em sua imaginação!!!

Vá em frente!!!
*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

Monday, April 19, 2010

Alimentos que melhoram a circulação

* O Potássio favorece a eliminação da água. Quem sofre de pernas inchadas deve consumir frutas secas, cereais integrais e bananas.

* Os antioxidantes protegem contra os radicais livres que são daninhos às paredes das artérias e veias. Também favorecem a boa irrigação e mantêm o bom estado dos vasos sanguíneos, as comidas recomendadas devem conter framboesas, cenouras, cítricos, uvas, espinafres e tomates.

* A fibra é ideal para que não aumente a pressão intestinal e o cólon não se esforce em demasia. O gérmen de trigo, as verduras, hortaliças e frutas secas como as ameixas e passas são ideais.

* A água facilita a eliminação de toxinas, se não se bebe a quantidade necessária por dia, a velocidade do sangue diminui. Os sumos, vitaminas, sopas e infusões são outras maneiras mais atrativas de consumir água sem maiores esforços.

Alimentos desaconselhados:

* As gorduras saturadas são o inimigo fundamental da circulação, o excesso de gordura aumenta os níveis de colesterol, aumentando, assim, a viscosidade do sangue, provocando inumerável quantidade de problemas de saúde. Deve-se evitar a manteiga, embutidos, comidas pré cozidas e produtos de pastelaria.

* O Sódio faz com que o líquido fique retido no organismo. Deve-se eliminar da dieta o sal, as batatas fritas, as sopas em conserva, azeitonas, queijos curados, embutidos e molhos.

* As comidas picantes, o álcool, o chocolate, o café e os doces predispõem as veias a uma dilatação, a qual faz com que haja uma piora das hemorróidas e varizes.

Recomendações para levar em consideração:

* A atividade física é muito aconselhável para aquelas pessoas com problemas circulatórios, já que o exercício faz com que se mantenham as pernas em movimento, o que põe em marcha a irrigação sanguínea. Dançar, caminhar, correr, praticar ciclismo ou natação marcarão a diferença e as mudanças serão vistas de imediato.

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

Saturday, April 17, 2010

Banana contra a AIDS

Um potente inibidor do HIV derivado da banana poderia abrir as portas a novas terapias para evitar a transmissão sexual do vírus, segundo um estudo da Universidade de Michigan, publicado no "Journal of Biological Chemistry".

As lecitinas desperaram o interesse dos cientistas por sua capacidade para deter diversos tipos de infecções. Poderia se converter, então, em um composto barato para novos microbicidas vaginais, embora faltam alguns anos para o uso clínico.

Mais precisamente, as medidas mais prometedoras contra a extensão do vírus, particulamente em países menos desenvolvidos, é encontrar compostos que bloqueiem a infecção por HIV e que possam ser aplicados de forma vaginal e retal.

As lecitinas cumprem esta função: trata-se de células que detectam patógenos e se aderem a eles, evitando assim que os vírus possam se unir à células saudáveis do organismo.

Uma vantagem da BanLec (a lecitina das bananas) é que provavelmente ofereça maior proteção frente a resistências: por ser uma substância natural, o HIV provavelmente deva mutar-se mais vezes para aprender a escapar-se.

Esta descuberta pode abrir as portas para novos tratamentos na prevenção da transmissão sexual do vírus, já que em provas de laboratório esta substância demonstrou ser tão potente quanto outos medicamentos anti-HIV que se usam atualmente (o T-20 e o maraviroc).

As lecitinas são proteínas sintetizadas pelas plantas que se unem a moléculas de açúcar. Algumas identificam invasores externos, como um vírus ou uma bactéria, e se aderem ao patógeno, deste modo não podem interagir com as células do hospedeiro.

Michael Swanson e seus colegas da Universidade de Michigan descobriram que a lecitina das bananas se unem à proteína gp120, rica em açúcar, presente na envoltura do HIV. Dado que a proteína gp120 se une ao receptor CD4 presente na membrana dos linfócitos T, isso impede que o vírus seja aderido às células diana (receptoras).

Segundo dizem os autores, as terapias com BanLec seriam mais baratas e proporcionariam uma proteção mais ampla. Segundo explica Michael D. Swanson, diretor do estudo, "o problema com alguns fármacos do HIV é que o vírus pode mutar e tornar-se resistente, mas isso é muito mais difícil na presença das lecitinas e possivelmente o vírus necessite desenvolver múltiplas mutações para desviar-se".

Embora ainda seja preciso realizar muitos ensaios clínicos para que este achado se transforme em aplicações sanitárias, os pesquisadores acreditam que pderiam ser utilizados para desenvolver um creme microbicida vaginal que as mulheres usariam para prevenir a infecção do HIV. Segundo Swanson, inclusive se alcançasse uma eficácia de tão somente 60%, o produto poderia evitar 2.5 milhões de infecções de AIDS em três anos.

Vale a pena saber... e ter esperanças... !!!

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

Thursday, April 15, 2010

Remédios caseiros contra o mau hálito

O mau hálito pode converter-se em um problema crônico. No caso de ser algo externo, alguma das receitas abaixo deve funcionar. No caso de ser crônico sem que nenhuma das idéias seguintes funcione, a pessoa deve procurar um médico especialista, uma vez que o  mau hálito, em alguns casos, pode esconder alguma enfermidade ainda não descoberta e que deve ser tratada de imediato.

Deve-se levar em consideração que beber água em abundância mantém a boca hidratada e portanto, evita o mau odor. Deve-se lembrar também que o álcool e o tabaco contribuem para a produção de mau hálito e que o iogurte e o chá verde são inibidores deste problema.

Mas, se você, por algum motivo apresenta mau hálito e quer se livrar rapidinho deste problema tão inconveniente aqui vão algumas idéias:

* A salsa refresca o hálito natural da boca;
* Escovar a língua ao escovar os dentes é beneficioso para que não fiquem acumuladas bactérias que contribuem para o mau hálito;
* Um enxágue bucal pode ser a solução. Depois de escovar bem os dentes, o enxague pode ser a solução esperada;
* Enxagues a base de suco de limão e água também contribuem para eliminar o mau cheiro em casos mais extremos;
* Liquidificar a cenoura, o espinafre e a hortelã. Tomar esta mistura uma a duas vezes ao dia;
* Ferver algumas sementes de anis em meio litro de água. Tomar a infusão em jejum;
* Comer uma maçã depois da comida, se não há como escovar os dentes neste momento, é a melhor maneira de limpar a boca já que a maçã elimina o tártaro, que pode causar o mau hálito;
* O bicarbonato de sódio tem a propriedade de eliminar mau cheiro. Pode ser comprado nas farmácias e misturá-lo com a pasta de dentes;
* Mastigar algumas folhas de menta fresca diariamente.

Se nada disso resolver... aí então só o médico... :o)

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

Tuesday, April 13, 2010

Prisão de Ventre na Gravidez... acabe com ela!!!

Entre os cuidados necessários durante a gravidez está a urgência em manter hábitos saudáveis os quais podem evitar uma série de problemas próprios desta etapa da vida, entre eles a prisão de ventre.

Sabe-se que a maioria das mulheres é sofredora deste mal, que, felizmente tem cura. Imagine então na época da gravidez, onde tudo parece mais incômodo e nos deixa muito mais impaciente. Por incrível que pareça, este problema afeta entre 30 a 50% das gestantes, mas pode ser controlado com uma dieta rica em fibras, com a prática de exercícios físicos e a ingestão abundante de líquidos.

O crescimento do útero está entre os fatores que contribuem para a prisão de ventre na gravidez, além do aumento do lactogênio placentário, um hormônio que relaxa a musculatura do intestino deixando-o, literalmente, preguiçoso. Exatamente por estas mudanças naturais, a mulher acaba por sentir-se mal e totalmente inchada. A ação deste hormônio faz com que haja um aumento da absorção de água por parte do intestino grosso, causando um desagradável ressecamento das fezes, segundo a doutora Alessandra Rascovski, endocrinologista do Hospital Albert Einstein.

Para aumentar ainda mais o problema, a maioria das mulheres na gestação, recebe uma orientação para parar ou diminuir a atividade física que realiza-realizava, principalmente nos três primeiros meses. Neste período inicial, as tão famigeradas náusesas e vômitos dificultam, para a maioria das mulheres, a condição de manter uma dieta adequada, o que finalmente resultará em uma prisão de ventre que trará enormes incômodos à mulher nesta fase da vida.

Felizmente este problema tem solução e uma solução prática e fácil de seguir... manter-se em constante atividade física (mesmo que seja uma simples caminhada diária), manter uma alimentação saudável e rica em fibras, e manter-se igualmente bem hidratada. Dessa forma será possível que, ao final do terceiro més a mulher, já podendo fazer mais exercícios, e com a consequente melhora dos enjôos, sinta, finalmente, um aumento do movimento intestinal o que só trará benefícios para a mamãe.

Vale a pena saber!!!

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

Friday, April 9, 2010

Queridos amigos,

Estou em um novo projeto que acredito vai ajudar a muita gente que necessita de um apoio psicológico e-ou um ombro amigo quanto ao problema do Mutismo Seletivo.
Estou no meio da criação de uma novo site dedicado única e exclusivamente a este tema, na esperança de dar uma luz a tantos que nos procuram em busca deste assunto.
É certo que o projeto está tomando mais tempo do que o desejado, mas esperamos vê-lo em atividade o quanto antes... coisa de dias, nada mais!
Não me esqueci de ninguém nestes dias, só não tive como passar em cada um dos meus blogs tão queridos para deixar uma mensagem de carinho por pura falta de oportunidade... eu estou precisando que o dia tenha pelo menos 30 horas, mas como não é possível, deixo aqui as minhas desculpas sinceras, pelo desaparecimento, e meus eternos sorrisos... com muitas esperanças!!!

Beijos, flores e meus eternos sorrisos!

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites