Meditação

Estudos Mostram que Meditação Pode Mudar a Estrutura Cerebral em Apenas 8 Semanas

Comida Viva/Raw Food

A Comida Viva Pode nos Conduzir a Grandes Sucessos Pessoais

Alimentação

"O homem não morre; mata-se" e uma das causas dessa morte prematura é, indiscutivelmente, o modo irracional como o Ser Humano se alimenta

Amor e Sexo

Pesquisas recentes demonstram que o prazer na cama não somente previne o infarto, combate a depressão, evita a celulite, mas também melhora a memória e ajuda a rejuvenecer.

Rir é o Melhor Remédio

Segundo o clínico geral e homeopata Eduardo Lambert, autor de "A Terapia do Riso - A Cura Pela Alegria", "esboçar um sorriso ou dar uma gargalhada estimula o cérebro a produzir endorfinas, substâncias químicas com poder analgésico que proporcionam uma grande sensação de bem estar".

Sunday, October 31, 2010

Um bom sexo melhora a saúde

Pesquisas recentes demonstram que o prazer na cama não somente previne o infarto, combate a depressão, evita a celulite, mas também melhora a memória e ajuda a rejuvenecer.

Uma alimentação adequada, exercícios (atividade física) e um controle do estresse serão sempre a receita para viver mais e melhor. Mas a medicina acrescenta um novo item a esta lista: o sexo.

Alguns estudos comprovaram que a atividade sexual atua em todo o organismo como um estimulador fantástico para o coração, para a memória, para fortalecer o sistema imunológico, para perder peso e até mesmo para combater a celulite. Enfim, o sexo faz muito bem à saúde.

Acho que não a necessidade de que nos esforcemos para explicar os grandes efeitos que o sexo tem sobre o estado emocional, ou seja, quanto mais feliz a pessoa é na cama, mais feliz é na vida.

Como o sexo modifica a química do organismo, o desejo aumenta a liberação de hormônios sexuais (estrogênios na mulher e testosterona no homem) e também de adrenalina.

A circulação sanguínea aumenta, a região genital se enche de sangue e se dilata, ao mesmo tempo que a excitação aumenta outra substância entra em jogo: a endorfina, responsável pela sensação de prazer e satisfação, cujo nível máximo é o orgasmo.

Como se pode observar o ato sexual produz uma verdadeira revolução dentro do organismo e esta dança de hormônios afeta o funcionamento de todo o corpo, felizmente de forma positiva.

Um dos primeiros beneficiados é o sistema imunológico, pois como comenta o psicólogo Paul Pearsall (especialista e pesquisador): "A partir da descarga hormonal aumenta a produção de células que combatem inimigos como vírus e bactérias".

E para não aprofundar-me muito no tema, gostaria de enfatizar um termo desconhecido para muitos, é o de "saúde sexual". Este termo foi expressado pela Organização Mundial da Saúde que reconhece na vivência sexual um fator de bem estar e sanidade.

Um casal que consegue uma vida sexual satisfatória funciona melhor também em outras esferas do cotidiano. No entanto, não se pode pensar que a atividade sexual por arte de magia resolva tudo.

Não é assim. O trabalho amoroso, a sedução constante, a companhia, a honestidade e a confiança são ingredientes essenciais para que a atividade sexual seja enriquecedora e traga saúde integral aos seres humanos.

É por isso que o sentido do sexo tem sentido e dependerá de nós tomar a medicina correta.

Vejamos de que forma a poderemos utilizar:

- O Jogo das Fantasias

Tanto o homem como a mulher têm fantasias sexuais que, à hora de uma boa relação estas a fariam mais excitante.

As fantasias surgem naturalmente e o meio em que se desenvolve a pessoa influi notoriamente. Também os meios de comunicação têm sua dose de influência neste tema.

Se levamos em consideração o expressado na parte introdutória deste post pareceria que o título é, na realidade, um jogo de palavras, mas não, é tão importante o sexo para a pessoa (como desenvolvimento do homem), como assim também o uso dos cinco sentidos.

Uma pessoa pode haver mantido por anos uma falsa idéia do que nosso(a) companheiro(a) queria na cama e por isso o sexo se transformou em uma rotina, monótono, sem graça, etc. E, com certeza, sem conseguir que nosso(a) companheiro(a) disfrute como gostaríamos.

Então, é hora de que nos proponhamos a averiguar quais são os gostos do outro, trabalhar nisso e deixar de lado tabús que atrasam nossa evolução.

Com certeza se o perguntamos sobre seus gostos na cama, várias das respostas nos surpreenderão. Seguramente nos sacarão uma lista enorme de erros que cometemos, os quais poderiam ir desde a carência de beijos, mimos, abraços, etc., até o fato de ser agressivos ou pior ainda, fingir.

Certamente você estará se perguntando: mas como faço para saber? Não, eu não me atrevo.

Mas se ela é pudorosa? Nem louca me diria algo. Mas se ele é um conservador? Me mata. Me tomaria por louca.

Bom, o primeiro que uma pessoa tem que fazer é não prejulgar, uma pessoa não sabe o que o outro pensa, por mais que digamos: "eu o conheço". Este é um fato que nos paralisa e não nos permite relacionar-nos em sua magnitude com o outro e por isso perdemos a oportunidade de nos conhecer, de interagir, de ter um "feedback" que nos faça cada dia mais feliz e que certamente perceberemos quando surja uma situação de separação, mas já será tarde.

As pessoas que já atravessarao este umbral poderão dar fé disso, observando e observando-se sobre uma mudança na relação de amar.

Claro que em matéria de sexo nada está escrito, cada pessoa pode ter uma guia determinada, mas a história a deve escrever cada um.

- O Sentir dos Sentidos

Vejamos por exemplo como jogam os sentidos na relação:

Quando a pessoa começa o jogo da sedução verte em si um punhado de elementos que servem à conquista. Procuramos uma bijouteria bonita, estar bem barbeado, uma linda roupa interior e tentamos esconder a barriga para parecer-nos o mais possível a James Bond (no caso dos homens, claro!).

O beijo na relação é um elemento que não pode faltar, beijar desde o calcanhar até a nuca desperta sensações que provêm de outro lugar que náo é a zona pelviana e que vai preparando os corpos para a penetração.

O toque das mãos acariciando possibilita que o tato, tanto como o aroma de sua fragância e o gosto dos lábios, permitam que o casal deixe sair o institudo animal que há em cada um para entrar na intimidade.

As palavras, os gemidos e os ruídos agradáveis levam ao casal a consumar a relação, que ao liberar o instinto fazem esquecer o sentido dos sentidos, transportando-se sozinhos ao paraíso do prazer.

Claro que sem esquecer que se bem existiu um antes e o durante foi prazeroso, o depois nos permite ir tomando consciência da realidade e armazenando na caixa mental o prazer do momento.

Como já dissemos, em matéria de sexo nada está escrito, não há regras de comportamento, cada caso é único e você deveria sentir-se livre para experimentar o verdadeiro sentido do sexo.

Sabemos que não é fácil alentar a nossos companheiros a levar adiante o que realmente desejam fazer na cama e sentir-se livre sexualmente. Ter um bom desenvolvimento sexual faz com que a pessoa se sintamais plena, mais e melhor comunicativa com o meio, madura e o mais importante: o sorriso que denota felicidade.

Mas apesar disso, é também sua responsabilidade que seu companheiro possa encontrar essa relação, comunique-se com ele-ela e descubrirá que está muito mais disposto(a) do que você crê.

Lembre-se que quando o reprimido está cativo, em algum momento pedirá para sair. Desenvolver-se sexualmente e crescer é importante e se é acompanhado, muito melhor.

Por Lic. Ismael Andrés Alegre
Sociólogo

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

Friday, October 29, 2010

Crudivorismo, você já ouviu falar?

Crudivorismo, ou Comida Viva, é um estilo de vida que promove o consumo unicamente de alimentos crus, não processados e na maioria das vezes (e sempre que possível) orgânicos.

Os crudivoristas acreditamos que quanto maior o percentual de comidas cruas em nossa dieta, maior os benefícios para nossa saúde.

Uma dieta crudívora vegana consiste em alimentos não processados e plantas cruas que não tenham sido aquecidas a mais de 46 graus Centígrados (ou 115F), pois a partir desta temperatura os vegetais perdem seu potencial nutricional e se tornam menos saudáveis ou, muitas vezes, prejudiciais ao corpo humano, além de perder por completo suas enzimas naturais.

Entre os crudívoros, pode ainda haver subcategorias, a exemplo dos frugívoros (que se alimentam unicamente de frutas), os jucívoros (somente sucos) e os que comem unicamente grãos germinados.

A maioria das comidas na dieta crudívora são muito fáceis de preparar, como as saladas e as próprias frutas, comidas em sua forma natural. Algumas comidas, no entanto, requerem um tempo maior de preparação e exigem um planejamento antecipado, como os grãos germinados que em sua maioria são preparados com um ou dois dias de antecipação (aguardem receitas!).

Estudos realizados até os dias de hoje descrevem os aspectos saudáveis e nutricionais das comidas cruas e, obviamente, há sempre os prós e os contras, como em tudo na vida, sendo os aspectos benéficos em sua grande maioria.

O "Journal of Nutrition" em uma publicação de 2005 diz que o consumo a longo prazo de comidas cruas em aproximadamente 70% da dieta alimentar diária favorece o bom colesterol e triglicérides. Já o "The British Journal of Nutrition" de 2008 fala sobre um estudo feito na Alemanha que enfoca que o uso a longo prazo de uma dieta estritamente crudívora está larga e favoravelmente associada às concentrações de plasma betacaroteno e licopeno no organismo, indicando ainda que este estilo de vida reduz o risco de obesidade e hipertensão, fibriomialgia, sintomas de artrites reumatóide e benefícios significantes na redução de risco de câncer de mama, entre outros.

Já é sabido que a comida, quando cozida, pode produzir efeitos químicos tóxicos ao organismo, que pode não ter um efeito imediato, mas que ao longo da vida vai deixando suas "sequelas".

Como foi dito acima, uma dieta baseada em comida cozida é pobre em enzimas necessárias não somente para o processo digestivo, mas também para que possamos caminhar, respirar e nos mover. A vida depende das enzimas. As enzimas são mais importantes que qualquer outro elemento ativo no que se refere à saúde, e a falta delas é um fator contribuinte para problemas de saúde que vão desde uma simples gripe, a problemas como câncer e AIDS.

Uma vez que as enzimas são eliminadas durante o processo de cozimento, isso faz com que a digestão seja muito mais lenta e difícil, pois o corpo necessitará utilizar sua própria reserva de enzimas (que não podem ser repostas por nenhum tipo de alimento) e à medida que vamos envelhecendo nossas reservas naturais de enzimas começam a escassear e o corpo começa a acumular toxinas, propiciando o aparecimento de enfermidades.

Já na alimentação crua, os alimentos são digeridos mais eficientemente (pois as enzimas dos alimentos são utilizadas para o processo digestivo sem a necessidade de que utilizemos nossas reservas) e as calorias são utilizadas de forma mais eficaz.

Segundo o Dr. Humbart Santillo, em seu livro "Intuitive Eating", o ser humano não se mantém devido aos alimentos que consome, senão pela forma como o corpo os digere. Diz ainda que todas as comidas devem "quebrar" as enzimas em blocos simples para facilitar a digestão, o que (com as comidas cruas) já começa a acontecer a partir da própria mastigação.

E o que comemos?

Alimentos (preferencialmente orgânicos) integrais como:

- Frutas e Vegetais frescos
- Castanhas
- Grãos
- Sementes
- Feijões
- Legumes
- Frutas Secas
- Sucos de frutas e vegetais frescos
- Água pura
- Leite de côco, amêndoas, castanhas ou gergelim

Este estilo de vida (sim porque não é uma dieta que a gente começa e acaba quando atinge o peso ideal, por exemplo) ajuda a desintoxicar o corpo de toda uma vida de intoxicações massivas. E um corpo desintoxicado, além da saúde interna, e das células limpas, tem uma aparência jovem e saudável.

Além da saúde e desintoxicação, a dieta crudívora ajuda a manter o corpo dentro do peso ideal, promovendo a perda de todo e qualquer excesso que esteja prejudicando o estado geral do indivíduo. Como vemos, uma coisa puxa a outra e os benefícios são totais e vão desde a limpeza do organismo, passando pela prevenção de doenças, acréscimo de energia vital do corpo, até a recuperação total ou parcial de enfermidades graves e crônicas.

Atenção para os que ainda consomem carne!

Uma série de estudos realizados desde 1990 revelam que o músculo animal, quando cozido, cria aminoácidos heterocíclicos que aumenta o risco de câncer em seres humanos. O Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos descobriu que os humanos que comem carne esporadicamente têm menos de um terço de risco de ter câncer de estômago que aqueles que comem carne regulamente.

Nitrosaminas, formadas pelo cozimento e preservação da carne (e também a defumação), são altamente cancerígenas e têm sido associadas ao câncer do cólon e estômago. No caso da carne, o cozimento pode ainda criar toxinas que reagem interna e externamente no corpo humano e são absorvidos durante o processo digestivo e muitas células do organismo (por exemplo células endoteliais e do sistema imunológico) como as que formam os pulmões, rins e fígado ao receber estas toxinas contribuem para o desenvolvimento de problemas relacionados a diabetes, problemas inflamatórios crônicos, arterioesclerose, falha renal, artrite, infarto do miocárdio, degenaração muscular, problemas carviovasculares, neuropatias, retinopatias e neuropatias.

----------------

Lembre-se:
Seu corpo é sua casa, cuide dele como um santuário e sua vida será plena, em todos os sentidos.

Beijos, flores e muitos sorrisos!

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

Monday, October 25, 2010

Devemos estar preocupados com a soja?

Pelo que pude pesquisar há uma grande quantidade de nutricionistas, médicos, enfermeiras, educadores de saúde que estão muito

preocupados com o rumo que o consumo de soja tomou nos últimos tempos.

Se pararmos para checar os rótulos de ingredientes de produtos como pães encontrados nas grandes cadeias de supermercados, é

possível observar que a maioria das companhias começaram a usar farinha de soja em suas receitas.

Minhas suspeitas é que algo está realmente acontecendo... de duas uma:

1. Ou há uma superprodução de soja (muito mais do que as pessoas ou as empresas são capazes de consumir)
2. Ou a soja ficou tão barata por causa da superprodução que as companhias alimentícias resolveram rechear seus produtos com

a soja para diminuir os custos.

O certo é que um novo mercado foi criado, o mercado da farinha de soja nos pães.

E qual é o grande problema com isso?

Existem três principais problemas a meu ver e que necessitamos estar atentos:

- Primeiro, 80-90% da soja produzida em todo o mundo é geneticamente modificada.
- Segundo, há um excesso de utilização da soja nas dietas comparadas com outras culturas que também consumem o produto.
- Terceiro, o nível de estrogênio contido na soja pode interferir com nossos hormônios.

Vamos falar sobre a modificação genética primeiramente.

A tecnologia é incrivelmente instável e muito imprecisa. Para criar sementes geneticamente modificadas, cientistas

basicamente introduzem gens dentro das células, esperando o câmbio no código genético. É como um jogo de paintball com olhos

fechados, esperando acertar o alvo.

As ferramentas ambientais que o processo de modificação genética irá utilizar quando continuado, é ainda desconhecido. Tem

sido comprovado que ingerir comidas geneticamente modificadas modifica a flora intestinal o suficiente para que as bactérias

do intestino processem o alimento geneticamente modificado, misturando-o com nosso DNA. É quase uma experiência franksteniana", eu diria. E há muitas formas de piorar a situação ainda mais, assim que o melhor é mesmo evitar o uso de tais produtos.

Desde que a soja vendida no mercado é 80-90% geneticamente modificada, o melhor ao consumir este produto é optar pelos que sejam 100% orgânicos.

Esta é a razão número 1 pela qual consumir soja não é muito boa idéia.

Razão número dois é...

Muita gente que diz que comer soja é bom está esquecendo de uma parte importante das pesquisas.

A quantidade!

Estudos realizados no Japáo e em outras culturas onde a soja é comida livremente confirmam que o consumo do produto naqueles países não chega nem perto ao consumido no Ocidente.

Tradicionalmente, a maioria da soja consumida na Ásia é comida fermentada, como soyu, misô, tamari, tempeh. Estas comidas já são previamente digeridas para melhor assimilação. O que significa que estamos comendo não somente muita soja, como também uma soja não digerida.

Finalmente, o super consumo de soja leva ao excesso de estrogênio no corpo. Isso faz com que seus hormônios sofram um desequilíbrio, causando irritabilidade, diminuição do apetite sexual, problemas endocrinológicos, mudança no metabolismo e inclusive, aumento do risco de câncer.

Colocando tudo isso dentro de uma perspectiva, comer soja de forma regular não é uma boa idéia realmente.

Beijos, flores e muitos sorrisos!

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

Saturday, October 23, 2010

Como proteger a nossos filhos das bactérias

Ok, é possível que o título deste post seja um tanto sensacionalista, mas agora que estamos aqui (e antes que vá correndo limpar as mãos com gel antiséptico) deixe-me deixar algo claro: os germes são usualmente benignos.

De fato, a maioria das bactérias são companheiros que se comportam bem. Mais ainda: se você se sente sozinho, lembre-se que há trilhões de micróbios vivendo sobre sua pele e, para dizer a verdade, o número de bactérias supera ao de células humanas em uma média de 10 a 1.

Das dezenas de milhares de espécies de bactérias conhecidas, aproximadamente umas 100 são renegadas que rompem as regras da coexistência pacífica e têm a capacidade de nos adoecer.

Agora que esclarecemos esta questão e os medos foram deixados para trãs, voltemos ao tema que nos convoca: Você acha que há mais germes em uma bandeija de restaurante ou em um areal do parque?

Em um primeiro momento minha resposta foi a bandeija. Gente + comida = germes (pelo menos em minha cabeça). Nunca trabalhei em restaurantes mas pude ver muitos programas de Tv que mostram condutas deploráveis desde o ponto de vista sanitãrio, tanto por parte dos empregados como dos patrões. No entanto, minha idéia era errônea.

A continuação, vamos verificar aos números que um estudo recente nos mostra. Estes números representam unidades de formações de colônias por polegada quadrada (CFU). Um CFU é uma medida dos organismos microbianos.

- Carrinho de supermercado: 2.
- Porta de banheiro de restaurante: 4.
- Livro escolar: 7.
- Brinquedo de consultório médico: 8.
- Superfície de carteira escolar: 12.
- Mouse de computador escolar: 23.
- Piso de loja: 33.
- Balanço de parque público: 59.
- Bandeija de restaurante: 204.
- Instrumento musical escolar: 262.
- Joystics de vídeo games: 551.
- Areal de parque público: 7440.
- Interruptor de luz de sala de aula: 32.000.
- Bebedor de cafeteria: 62.000.

Agora que você sabe que o típico areal de parque pode conter mais de 36 vezes a quantidade de germes de uma bandeija de restaurante, vamos colocar a prova outra vez seus conhecimentos sobre germes. Que contém mais germes no âmbito de uma escola pública: uma jaula de animal ou um prato de cafeteria?

Pois bem, nesta ocasião eu também me inclinei pela jaula (mais além de meu racionamento sobre a comida e as pessoas). Vamos lá se os animais em jaulas vivem sobre seu próprio excremento, uma vez mais me equivoquei:

Segundo a NSF, os lugares ou objetos onde as bactérias aparecem em maior quantidade são:

- Jaula de animal: 1200.
- Mãos de estudantes: 1500.
- Banheiro: 3200.
- Teclado de computador: 3300.
- Prato de cafeteria: 15.800.
- Filtro de água quente: 18.000.
- Filtro de água fria: 32.000.
- Bandeija plástica de cafeteria reutilizável: 33.800.
- Bebedor de cafeteria: 62.000.
- Bebedor de sala de aula: 2.700.000.

Seguramente você se sentirá contrariado como eu, ao descobrir que a jaula de animal pode ser um dos lugares com menos germes em uma escola. Pois bem, há aqui outra das coisas que nos diferenciam dos animais: nossa capacidade de nos alimentar e espalhar micróbios.

De qualquer forma, foi dito ao princípio deste post que a maior parte destes germes não oferecem riscos para a saúde das pessoas. No entanto, isto põe em destaque aquelas áreas as quais os germes se proliferam com maior facilidade (e quanto mais bactérias haja em um lugar, maiores são as possibilidades de que alguma resulte potencialmente peligrosa).

Que podemos fazer ante as bactérias que nos rodeiam a toda hora?

Lavar as mãos com frequência! A forma em que os germes maus nos adoecem é trepando-se em nossas mãos e tomando um tour gratuito até a nossa boca, olhos ou nariz. Se nossas mãos estão limpas antes de tocar-nos a cara ou os alimentos, então haverá interposto uma enorme barreira de proteção ao ataque dos micróbios.

Não obstante, um dos maiores problemas é que, com frequência, não sabemos lavar bem nossas mãos. A partir de agora, não há mais desculpas:

- Aplicar sabão ou sabonete (os comuns funcionam tão bem como os antisépticos).
- Esfregar as mãos vigorosamente para gerar espuma e cobrir todas as superfícies.
- Continuar durante 20 segundos. Pode tomar algum tempo ao sabão e ao esfregado para que acabem com os germes rebeldes.
- Necessitamos um cronômetro? Imagine que está cantando "parabéns prá você" em uma forma completa duas vezes seguidas.
- Colocar as mãos debaixo do jato de água.
- Secar as mãos usando toalha de papel ou secador de ar.
- Se possível, usar toalha de papel para fechar a torneira.

Esta recomendação final parece imperativa para todos os que manipulam torneiras em lugares públicos. Se você lava as mãos depois de tocar teclados ou controles de vídeo games públicos, poderá livrar-se de uma boa quantidade de germes antes que eles encontrem um caminho para ingressar no seu corpo.

E que fazer com os bebedouros e os pratos e bandeijas das cafeterias? Em primero lugar, podemos dar a nossos filhos uma garrafa de ácido inoxidável, de forma que não seja necessário que eles recorram aos bebedores.

Muitas escolas aconselham aos estudantes a trazer garrafas de água (depois de descobrir o impacto positivo que a hidratação tem sobre a aprendizagem e o comportamento). O tema das bandeijas e dos pratos é um pouco mais complicado.

Muitos pais preferem empaquetar os almoços de seus filhos e desta maneira evitar o contato com os elementos utilizados nas cafeterias. No entanto, muitas vezes os pais desconhecem que alimentos podem ser empaquetados e quais não, e pouco sabem sobre a forma correta de fazê-lo.

Quanto aos areais das áreas de jogos, como manter as crianças longe deles, especialmente quando os parques usam areia como cobertura para o solo? É uma simples questão de educação. Devemos ensinar a nossos filhos a não tocar o rosto sem antes haver lavado as mãos.

Boa sorte a todos nós!

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

Thursday, October 21, 2010

Atrasos Menstruais

São diversos os motivos pelos quais uma mulher pode sofrer atrasos em sua menstruação.

"Durante a adolescência é normal sofrer desajustes hormonais, e é bastante habitual que as primeiras regras sofram um desequilíbrio em quantidade e regularidade", afirma a ginecologista argentina Marisa Andrés.

Possíveis causas dos atrasos:

- Gravidez
- Estresse
- Câmbios Emocionais
- Excesso de Atividades Físicas
- Certos Medicamentos que estejam sendo consumidos
- Cisto nos Ovários
- Déficit de Ferro
- Ovulação Tardia
- Mudanças Climáticas
- Dieta Desequilibrada
- Obesidade
- Problemas de Tiróides
- Depressão

Mediante provas simples pode-se analizar a causa com precisão e começar um tratamento o quanto antes. "Uma ecografia e uma exploração são essenciais para determinar as causas do problema e poder atuar em consequência", continua dizendo a especialista.

Recomendações úteis ante o atraso menstrual:

- Primeiro deve-se descartar uma gravidez. Com um teste que se adquire em farmácias é fácil tirar as dúvidas.
- As primeiras menstruações podem se caracterizar por ser irregulares, escassas ou abundantes. É muito habitual que isto suceda, embora também é conveniente consultar um especialista para que se realize uma ecografia abdominal e assim poder detectar o estado dos órgãos internos.
- A partir dos quarenta anos também é habitual que se comece a ter menstruações irregulares e tardias devido a que se aproxima a menopausa.
- Haver abandonado as pílulas anticoncepcionais pode acarretar certas irregularidades até que o organismo volte a se adaptar a seu ritmo natural.
- As medicinas naturais ou a prática de yoga são atividades muito recomendáveis quando o problema é emocional. As mudanças e as crises psicológicas beneficiam os atrasos e os inconvenientes menstruais. O médico deve estar informado sobre qualquer alteração sofrida e que tenha derivado o desequilíbrio.


*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

Tuesday, October 19, 2010

Spa Caseiro para Pés Cansados

Os pés nos levam e trazem a todos os lados e muitas vezes não somos capazes de dar-lhes um bom mimo. Não seja injusto com seus pobres pés.

Seguramente você pode escrever uma folha inteira sobre as moléstias que seus pés e pernas cansadas lhe causam depois de um dia de trabalho agitado. Há quanto tempo você deseja tirar um dia livre para um spa e não consegue um espaço na agenda? E mesmo que tivesse tempo, nem todos os mortais podem pagar até $100 (dólares) por um dia de cuidados e mimos em um spa.

Mas bem que seria bom, é ou não é? Um banho de pés relaxante em um spa. Pois então, com um pouco de boa vontade e esta rceita - composta em sua maioria por ingredientes que você já tem em casa - poderá dar a seus pés esse descanso que há tempo eles estão pedindo, sem necessidade de pagar fortunas ou sair de casa.

Aí vai:

Passo 1. Crie uma espuma bem gostosa para banhos de pés em casa

Isto é que você vai necessitar:

1. 1 colher de mel
2. 2 colher de sabão líquido
3. 1 colher de extrato de baunilha
4. 2 colheres de óleo de amêndoas doces.

Se nunca escutou falar de õleo de amêndoas doces, não se assuste. Realmente ele é facilmente encontrado em qualquer loja de artigos para banhos e cosméticos.

Misture todos os ingredientes em uma vasilha e já está pronto. Se quiser preparar uma quantidade maior para que fique para outras ocasiões pode aumentar as proporções de cada ingrediente mais ou menos assim:

1. 1/2 xícara de mel
2. 1/2 xícara de sabão líquido
3. 1 colher de extrato de baunilha
4. 1 xícara de óleo de amêndoas doces.

Agora pode colocar o preparado dentro de uma garrafa e guardar para próximas ocasiões.

Passo 2. Use uma bacia apropriada

Ultimamente pode-se conseguir um sofisticado banho para pés por aproximadamente $20 (dólares). Os salões de beleza prometem fazer todo tipo de coisas, como vibração, borbulhas e calor. Talvez não tenha tentado ainda, mas valería a pena provar por este preço - pelo menos para experimentar -. De qualquer forma, se tem alguém que possa lhe fazer um bom esfregado e umas boas massagens, não haverá nada a invejar.

Agora, procure qualquer recipiente em que possa submergir os pés até a altura dos calcanhares. Qualquer coisa será de utilidade, até mesmo aquela velha bacia de alumínio que usa para assar pão. (risos)

Passo 3. Encha a bacia

Coloque a poção preparada - e já misturada - no Passo 1 dentro do recipiente e acrescente água morna. Por favor, tenha muito cuidado com a temperatura da água. Revise a mesma várias vezes com as mãos antes de encher a bacia, principalmente se está fazendo para outra pessoa.

Por exemplo, se está preparando um banho de pés para seu-sua companheiro(a), assegure-se de que a temperatura da água não causará queimaduras de primeiro grau. Ou quer que o banho dure menos de cinco segundos?

Passo 4. Coloque os pés de molho por dez minutos

Uma vez que a temperatura esteja agradável, coloque os pés de molho por uns dez minutos. Muitas coisas boas estarão acontecendo neste breve lapso de tempo. O sabão, obviamente, limpará toda as impurezas dos pés. O mel, por sua vez, fará todo o resto por você:

- Aparentemente o mel forma peróxido de hodrogênio, que é um poderoso agente antibactericida. Por outro lado, este banho será muito mais que uma simples limpeza.

- O mel contém antioxidantes. As notícias de saúde constantemente assinalam a necessidade de incorporar antioxidantes. De tal modo que sem dar muitos rodeios científicos, proporcionar antioxidantes a nossa pele é algo grandioso.

- O mel, finalmente, é um grande umectante. Isto significa que atuará como o melhor creme hidratante.

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

Monday, October 18, 2010

Lentilhas, amigas da hemoglobina

As fontes de ferro sao numerosas, e as lentilhas sao a rainha entre elas.

O ferro proveniente do reino vegetal e' absorvido entre 3% a 8% e se encontra nos legumes (e especialmente nas lentilhas), hortalicas de folhas verdes, germen de trigo e frutos secos. O mineral se absorve de forma diferente a depender de cada organismo e normalmente e' absorvido somente entre 10% a 15% atraves da alimentacao. Justamente por isso, para melhorar a absorcao do ferro e' sempre bom consumir alimentos que contenham ferro juntamente com vitamina C.

Em geral os legumes contem um alto percentual de ferro, mas especialmente as lentilhas sao muito ricas neste mineral, tanto como em acido folico.

Tambem e' um alimento fundamental por sua riqueza proteica em proteinas, hidratos de carbono e sobretudo, em fibras, nutrientes essenciais para as maes e para o desenvolvimento adequado do bebe.

Assim como para melhor absorcao do ferro e' necessario que seja consumido juntamente com a vitamina C, nao se aconselha a utilizacao do ferro junto a alimentos que contenham cafeina, a exemplo do cafe, mate ou chocolate, pois estes diminuem o poder de absorcao do corpo a este mineral essencial.

Uma alimentacao saudavel e' tudo para uma boa saude e bem estar. Vamos estar alertas!

Beijos, flores e muitos sorrisos!
*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

Saturday, October 16, 2010

O que voce realmente anda comendo...

Ha algum tempo, quando ainda estavam inventando os hamburgueres e as batatas fritas, o significado era exatamente este, carne moida e batatas descascadas e fritas. Agora estas duas comidas "icones" de varias geracoes tem todo um novo significado.

Infelizmente, muitas das comidas favoritas da maioria das pessoas (especialmente fast food) nao sao fabricadas nas cozinhas, mas desenhadas e "aperfeicoadas" em laboratorios. Assim que antes de pensar que esta mastigando o seu tao querido pedaco de carne, pense sobre o que exatamente voce esta comendo, pois a realidade pode ser muito mais dificil de engolir do que voce imagina.

Chicken McNugget

Voce pode ate pensar que estes pequenos pedacinhos de frango sao feitos de forma bem simples. Na maioria das vezes chega a conter pao e frango, mas os McNuggets e seus "companheiros" de outros restaurantes de fast food (alem do McDonalds) sao pedacinhos de criaturas muito mais complicadas. Somente a "carne" nestes McNuggets contem nada menos que sete ingredientes, alguns dos quais feitos com muitos mais ingredientes. (Nao, nao e' somente frango. E' tambem um composto de agua, farinha, dextrose, oleo e fosfato de sodio). A "carne" tambem contem algo chamado "extrato de fermento autodigerivel" (seja la  o que for isso). Alem disso, acrescentemos nesta receita outros 20 ingredientes para fazer o empanado e teremos o que a industria quimico alimentaria chama de McNugget.

Bom, se voce compara o mesmo produto com os de outros restaurantes fast food voce podera ate' pensar que o do McDonalds e' totalmente saudavel e natural, afinal os Nuggets da cadeia Wendys contem nao menos que 30 ingredientes e os do Burger King nada menos que 35. (uau!)

Wendy's Frosty

Para fazer este milk shake sao necessarios nao menos que 14 ingredientes, quando para fazer o milk shake original eram necessarios tao somente leite e sorvete. Ingredientes como agentes espessantes incluem goma de guar, goma de celulose e carragena. E enquanto somente isso e' o suficiente para desqualificar esta bebida como milk shake, isso nao e' nada comparando com a lista de quimicos destes novos shakes Franksteins.

Vejamos o Coffee Toffee Twisted Frosty, por exemplo. Parece inocente, afinal as "unicas" adicoes a este shake sao "xarope de cafe" e "tofees de cafe". O problema e' que estes dois aditivos contem nada menos que 25 ingredientes extras (cada), sete dos quais sao acucares e tres, gorduras. E veja so: Em lugar de usar o xarope de cafe classico, o tal "xarope de cafe" utilizado neste shake pode ser melhor descrito como uma mistura de agua, xarope de frutose de milho (que e' geneticamente modificado e que por si so' ja e' um baita problemao), glicol propileno, laxantes quimicos que sao usados como emulsificadores em comidas e acreditem, o cafe mesmo so aparece la no final da lista.

Hambuguer de Peixe (mais conhecido como Filet-O-Fish)

O sanduiche de peixe mais famoso de todo o mundo comeca com a criatura mais feia de todo o oceano. Filet-O-Fish, um hamburguer de peixe usado nas cadeias de fast food e' feito, predominantemente de hoki (Macruronus novaezelandiae), um peixe da familia da merluciidae, um peixe esquisitissimo encontrado na Australia e Nova Zelandia. No passado, o McDonald's comprava uma media de 15 milhoes de libras deste peixe por ano, cada file era coberto com uma capa de massa, oleo, molho tartaro e finalmente colocado em um lugar aquecido para que se mantivesse maleavel. Mas parece que o apetite do mundo para este e outros tipos de sanduiches de peixe frito foi muito grande e a Nova Zelandia proibiu a pesca por alguns anos para que se possa evitar a exincao de tal peixe. O McDonalds nao se deu por vencido, obviamente, e ja comecou a fabricar o mesmo tipo de sanduiche com um peixe do Alaska chamado de pescado polaco, afinal de contas, depois de misturado com a massa, o molho e frito, alguem vai perceber a diferenca?

Sanduiche de Salame

Salame, uma carne misteriosa: Sera vaca? sera porco? Bem, se voce esta falando sobre o salame genovez usado nas cadeias Subway, entao e' uma mistura dos dois. A maioria dos salames produzidos em massa sao feitos com restos de acougues que seguem a um processo mecanico que os esmigalha e nada e' desperdicado, nem mesmo musculos ou ossos. Tudo isso e' processado usando o acido latico, que e' produzido por uma bacteria da propria carne. Isso da ao salame seu odor e sabor caracteristicos e seu
processo de maturacao, um lugar ideal para o crescimento outras bacterias. Adiciona-se umas boas pitadas de sal e pimenta e mais um total de 15 ingredientes e... voila! Eis o salame. (eca!)

Big Mac

Vem da vaca, claro esta', mas antes e' muito bem recheado com uma boa dosagem de "mentiras ou fraudes", mais conhecido como Big Mac, o hamburguer mais conhecido em todo o mundo. Os especialistas em producao de bifes dizem que a "carne" usada para o Big Mac sao restos dos acougues usados tradicionalmente para a producao de comida para cachorros, mas que sao cozidos para serem transformados neste tao conhecido hamburguer. O desafio maior deste processo produtivo esta' em conseguir carne limpa o suficiente para o consumo humano, livre de E.Coli e salmonela, o que diga-se de passagem, nao e' nada facil!
Sendo assim, como os produtores de bifes conseguem limpar a tal carne? Com o uso de amonia, tal como voce utiliza para a limpeza do banheiro de sua casa.

Veja so'. Os produtores desenvolveram um processo para matar os agentes patogenicos da carne expondo a carne moida ao gas de amonia. E nao somente isso, o pior e' que as instituicoes que deveriam proteger a saude humana nao somente aprovam este processo, como tambem permitem que este pequeno "dado" seja ocultado dos consumidores. Dessa forma, o gas de amonia usado como agente indispensavel na fabricacao destes hamburgueres nao necessitam ser identificados nos rotulos de alimentos. Um grande problema e' que o gas de amonia pode causar queimaduras graves na pele e olhos, podendo causar cegueira. Como ingrediente parte dos hamburgueres mais consumidos em todo o mundo, o governo nao se preocupa em informar aos consumidores para o grande problema que este agente pode causar para a saude.

Assim que um simples pedaco de hamburguer pode conter, alem de todo o processo industrial relativo a sua producao, varios pedacos de varias vacas diferentes, o que somente incrementa a probabilidade de contaminacao por E.Coli. E viva a amonia!!!

Betty Crocker Bac-Os Bits

Com certeza isso ja' aconteceu com voce em algum momento. Voce esta sentado diante de um prato de alface ou batata assada e de repente da uma vontade louca de comer pequenos pedacos de bacon. Voce tenta resistir mas abre o pote de bacon em pedacinhos de qualquer forma.

Mas se o Bac-Os e' exatamente para isso, para que voce nao resista aos pequenos pedacos e va comendo, comendo ate perder a nocao de quantidade e acabar por comer todo o pote. Que sao aqueles pedacinhos (como chips) que voce coloca em cima de sua salada? Normalmente e' soja. E e' isso. O Bac-O e' formado principalmente de farinha de soja misturado a gorduras trans, gorduras parcialmente hidrogenadas, colorantes artificiais, sal e acucar. E cade o porco?

Mas aqui esta algo realmente raro: O produto que se auto propagandeia como feito com pedacos de bacon reais, nao o sao. Entao, se o bacon real tem menos calorias que os Bac-Os e uma qualidade nutricional considerada maior, por que entao usar o bacon artificial feito basicamente com gordura de soja parcialmente hidrogenada (e geneticamente modificada tambem!)?

Pao Integral de 9 Graos de Subway

Ok, voce provavelmente nao tem o habito de ordenar os paos de Subway, mas ha sempre uma boa chance que que voce venha a comer alguns sanduiches feitos com este tipo de pao. A boa noticia e' que Subway realmente fabrica o pao com 9 graos como prometido. A ma noticia e' que oito dos nove graos aparecem em quantidades minusculas. Se voce observar a lista de ingredientes de Subway encontrara cada grao, exceto trigo, o que "justifica" que contem 2% ou menos deste produto. De fato, o ingrediente principal para a fabricacao de paos e' exatamente a farinha de trigo enriquecida, com suplementos e nutrientes de qualidade. Mas o acucar de frutose de milho tem um papel mais importante neste tipo de pao que um simples grao integral.

Assim que alem dos nove graos, quantos ingredientes Subway usa para fazer seu pao mais conhecido? Dezesseis, dos quais muitos nao se encontram nas prateleiras das padarias exatamente: DATEM (um acido diacetilico usado como emulsificador), aditivo E-481, sulfato de calcio e azodiacarbonamide (um quimico sintetico). Alem disso, sulfato de amonio, rico em nitrogenio que e' comumente usado como fertilizante e que voce provavelmente utiliza para alimentar suas plantas em casa. Subway faz exatamente o mesmo: o sulfato de amonio nutre o fermento e ajuda a tornar o pao marronzinho. Aquele mesmo marronzinho que voce pensava que era resultado do uso de graos integrais. Sinto muito! Mas e' uma combinacao de sulfato de amonio e colorante caramelo. Que pena!

Skittles (ou Confetes, como queira!)

"Tem sabor de arcoiris?" Nao sei exatamente de que e' feito o arcoiris (acho que de luz, nao?), mas nao acho que seja feito de acucar, frutose de milho adulterado geneticamente, oleo de milho hidrogenado. Isso explica porque cada grama de gordura saturada de cada pacote tenha mais acucar que um pote de Creme de Amendoim.

Para conseguir as cores do arcoiris Skittles mistura uma serie de aditivos. Quando Skittles lhe diz que "tem sabor de arcoiris" o que realmente quer dizer e' que tem sabor de amalgama de nove cores artificiais fabricados em laboratorio, muitos dos quais tem sido relacionados com problemas de deficit de atencao e comportamental em criancas. Ha poucos anos o jornal britanico Lancet poblicou um estudo relacionando os aditivos artificiais com os problemas de comportamento e hiperatividade em criancas, o que fez com que os Centros de Ciencia e Interesse Publico emitissem uma peticao aos orgaos de regulamentacao de alimentos obrigando a explicacao dos problemas causados por colorantes artificiais nos rotulos dos alimentos com estes aditivos. A resposta dos orgaos de saude foi que ainda eram necessarios mais testes, promovendo um aumento consideravel de problemas neurologicos em criancas de todo o pais. O cumulo do absurdo!!!

Pizza Mexicana Taco Bell

E' italiana, e' mexicana, e'... bem, e' uma mistura de 64 ingredientes diferentes, tao dificil de dizer o que sao exatamente. Nao se pode negar que esta pizza tem muito boa aparencia. Sao duas massas de pizza, carne moida, feijao, molho para pizza, tomates e queijo. Ate mesmo alguns sinais de nutrientes vitais, embora altamente calorica (540 calorias por 30 gramas de gordura), comparando com as pizzas mais conhecidas das cadeias fast food. E' realmente assustador saber que ha tantos ingredientes juntos (voce consegue ver todos eles?), pois somente a carne moida possui 24 ingredientes do total (eca!).

Agora, alguns dos ingredientes sao realmente da cozinha mexicana, a exemplo de algumas "spices", mas junto a estes temperos vao nada menos que um complexo de componentes como extrato de fermento autodigerivel (alguem ja' descobriu o que e' isso?), maltodextrina, goma de xantam, propinato de calcio, acido fumarico e dioxido de silicio (ou silica). Algum destes ingredientes lhe e' familiar? Este ultimo e' muito comum nas praias. Mas provavelmente voce o conhece por outro nome, algo mais comum, como: areia. Agora, por que Taco Bell coloca areia na pizza mexicana? Sera que e' para que o consumidor pense que esta em Cancun? Acho que nao! Taco Bell adiciona silica na carne moida para prevenir que ela fique grudada durante o processo
de armazenamento.

Sera que o uso da silica e' tao comum nas comidas? Sim. E e' perigoso? Provavelmente nao. O mineral ocorre de forma natural no planeta e esta em alguns tipos de comida, incluindo vegetais e leite. E' claro que inalar e' algo totalmente diferente. Os trabalhadores da construcao civil que respiram muito po' de silica desenvolvem serios problemas de pulmao, a exemplo de bronquites ou silicose.

Sundae de Oreo Baskin-Robbins

O sundae que voce faz em casa tem uma mistura de oleo vegetal? E quantas pitadas de mononitrato de tiamina? Ou quem sabe um pouquinho de oxido nitroso por cima? Provavelmente nao, mas isso e' exatamente o que leva o sundae de oreo de Baskin-Robbins.

Na realidade este sorvete contem tambem uma quantidade incrivel de oleo de soja, oleo de palmeira, oleo de coco hidrogenado, alem de acucar, que aparece na listagem de ingredientes pelo menos 11 vezes. Por incrivel que pareca este sorvete de 1330 calorias e' feito "cuidadosamente" com uma aglomeracao de nao menos que 79 ingredientes diferentes. Setenta e nove ingredientes. Isso mesmo!!!

Se voce fizer um sundae em casa podera usar ate 10 ingredientes na cobertura. E' claro que voce provavelmente vai preferir deixar de lado o polisorbato 80 e o mono e diglicerides, ingredientes com que Baskin conta para manter outros ingredientes adequadamente dissolvidos e algumas gorduras homogeneas. Sundae? Isso e' mais do que um aluno do terceiro ano de quimica poderia experimentar.

Doritos

Para fabricar cada Dorito, cientistas alimentares utilizam aproximadamente 39 ingredientes. Quantos sao necessarios para fazer uma tortilha comum? Mais ou menos tres. O que significa que alguns dos 36 ingredientes sao utilizados tao somente para produzir um salgadinho de queijo muito esquisito. Destes 36 ingredientes, somente dois sao os que se usam para fazer nachos em casa: queijos romano e cheddar. Alem destes, o processo conta com uma gama de carboidratos tais como maltodextrina, dextrose, farinha e acucar de milho. A partir dai vem uma mistura de oleos. Dependendo do pacote que compre, voce pode encontrar uma combinacao de oleo de milho, oleo de soja, oleo de semente de algodao, e oleo de semente de girassol. Alguns destes sao parcialmente hidrogenados, o que significa que cada salgadinho "colabora" para piorar seu nivel de colesterol tanto quanto as gorduras trans.

Mas antes de pensar no que este salgadinho rico em calorias vazias alcance o seu estomago, seu paladar ira saborear o tempero de Doritos, que inclui "saborizante artificial", e o pior dos componentes: glutamato monossodico (do qual falaremos em outro post). Glutamato monossodico, ou MSG, e' um ativador de sabor largamente responsavel pela qualidade viciante do salgadinho. O principal (d)efeito deste ingrediente e' que ele interfere na producao do hormonio leptina, responsavel pela regulacao do apetite, causando um acrescimo de gordura no corpo, uma vez que quem consome alimentos com glutamato monossodico nao tem
ideia de quando parar de comer e acaba por faze-lo em uma quantidade muito maior do que a necessaria para a nutricao do corpo. Alem disso, o glutamato pode causar reacoes adversas a exemplo de nauseas, dor de cabecas, enfraquecimento, dor no peito, e vertigem... sem contar nos dedos alaranjados, claro!

E entao? Da pra continuar alimentando-se assim? Eu acho que nao! E' melhor ter consciencia e total e absoluto respeito por nosso corpo, afinal de contas, ele e' a unica coisa que realmente podemos dizer que e' nosso... nossa roupa, nossa casa, nosso bem estar!

Beijos, flores e muitos sorrisos!

*********************

Integral & Transpersonal Psychotherapy Center
Consultório Psicológico Online - Inglês, Espanhol e Português - 24 horas/7 dias na semana

Adendo

Viver Integral é viver de forma plena e sana o único bem que possuímos em realidade, nossas vidas.

Este blog é 100% espiritualista, não importando religiões, doutrinas, seitas. O que prevalece neste espaço é o amor e a bondade que advém unicamente do respeito pelas diferenças.

Aqui respeita-se o ser humano, enquanto Ser e Humano, da mesma forma que são respeitadas todas as formas de vida com anima, sejam racionais ou não, traduzindo-se em uma forma de vida mais natural e centrada.

Os artigos de nutrição e alimentação seguirão os padrões vegetarianos sob suas mais diversas formas (embora sejamos crudivoros veganos) buscando-se respeitar também aos que ainda sentem a necessidade física de algum componente animal em sua dieta, a exemplo de laticinios.

Os conselhos de saúde aqui oferecidos são de caráter puramente amador, visto que são fruto de muita leitura e curiosidade tão somente, não refletindo em nenhum tipo de conceito científico ou não pretendendo, em absoluto, substituir qualquer tipo de aconselhamento médico. Na dúvida ou na necessidade, busque ajuda médica especializada.

Os aconselhamentos psicológicos estarão a cargo de Rafael Morales, psicoterapeuta com vários anos de treinamento e experiência profissional em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-Integral apoiando indivíduos, casais e famílias em diferentes Centros de Saúde Mental, Educacionais e de Apoio à Comunidade na América do Sul e nos Estados Unidos, tanto pessoalmente como online, através de Intrapsyc.

Sintam-se em casa. Comentem, concordem, discordem, dêem sua opinião. Somente assim poderemos melhorar e acrescentar algo a nossa existência.

Beijos, flores e muitos sorrisos para todos!

É Bom Saber!

Word of the Day

Article of the Day

This Day in History

Today's Birthday

In the News

Quote of the Day

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites